quarta-feira, 27 de novembro de 2013

vitórias salariais dos trabalhadores

Aeroportos americanos: focos de vitórias salariais dos trabalhadores

Em um país onde a sugestão de US $ 10 salário mínimo federal acende polêmica, alguns aeroportos conseguiram pagar aos seus trabalhadores muito mais. O que está acontecendo?

 Os defensores do salário mínimo mais alto na pequena cidade de Seattle, Washington declarou vitória terça-feira em um apertado e-mail em voto sobre a proposta que vai dar hospitalidade e transporte dos trabalhadores dentro e perto do Aeroporto Internacional de Seattle-Tacoma paga licença por doença, proteção contra roubo de salário e remuneração horária de 15 dólares.
Essa soma - impressionante para os padrões de salário mínimo e mais de duas vezes a taxa federal $ 7,25 - eclipsa as maiores taxas municipais e estaduais, San Francisco de $ 10,55 por hora e Washington Estado de $ 9,19, respectivamente. Mas a nova taxa de SeaTac não é o maior salário mínimo do país. Na verdade, ele cair no meio do bloco entre os aeroportos, que pagam trabalhadores horistas bem na casa dos dois dígitos, como St. Louis International Airport de $ 15,92 por hora, e taxa de 15,37 dólares de Los Angeles LAX.
Em um país onde a sugestão de US $ 10 salário mínimo federal acende polêmica, alguns aeroportos tornaram-se focos de viver defesa salarial e conseguiram pagar aos seus trabalhadores muito mais.
Como e por quê?
Principalmente, é a "importância de ser sem importância", diz Chris Tilly, diretor do Instituto do UCLA para a Pesquisa do Trabalho e Emprego. Os custos do trabalho, como parte dos custos totais das companhias aéreas, são muito baixos, ou seja, aumentos de salário fazer apenas um dente mínima na linha de fundo das companhias aéreas, diz Ken Jacobs, presidente do Centro de Trabalho na Universidade de Berkeley. E o custo de aumentar os salários dos trabalhadores de aeroportos podem ser facilmente repassados ​​para os viajantes - um público cativo na economia isolada de um terminal de aeroporto, onde as regras normais sobre a concorrência no mercado não se aplicam necessariamente.
Se os empregadores passaram em todos os custos trabalhistas adicionais através de aumentos de preços, os cerca de 16 milhões de passageiros que viajam através de Sea-Tac Airport cada ano só veria um aumento médio de 1,78 dólares no preço dos bilhetes combinados, alimentos e varejo, de acordo com um relatório do Puget Sound Sábio , uma coalizão de trabalho, fé e organizações comunitárias que apoia a iniciativa salário Sea-Tac. A viagem média de viagens aéreas a partir de Seattle custa consumidores $ 363.
Aeroportos são executados por funcionários públicos que são mais suscetíveis à pressão para aumentar os salários dos sindicatos e grupos comunitários que muitas vezes levam estas iniciativas que, por exemplo, uma empresa como o Wal-Mart ( WMT ), que responde aos acionistas, e não eleitores. Esses fatores fizeram com que seja mais fácil para uma série de aeroportos para implementar ordenanças salário digno, começando para valer no Aeroporto Internacional de San Francisco (SFO). Em 2000, a comissão aprovou o que chamou de um Programa de Padrões de Qualidade que estabeleceu remuneração, recrutamento e normas de formação para os funcionários do aeroporto, incluindo um salário mínimo de 12,93 dólares por hora.
Após a desregulamentação do setor de aviação civil na década de 1970, as companhias aéreas começaram a terceirizar algumas de suas operações on-the-ground para os contratantes, o que diminuiu os salários. Trabalhadores do aeroporto empregados por empresas contratadas fez 59% a 73% do salário recebido pelos funcionários da companhia aérea com a mesma ocupação, de acordo com um relatório de 2003 sobre a iniciativa SFO pelo Instituto de Relações Industriais na Universidade de Berkeley. Temores de que os baixos salários dos trabalhadores e alta rotatividade de funcionários poderiam causar falhas de segurança e de segurança solicitado SFO para fazer uma mudança.
O efeito foi imediato. De acordo com o estudo de Berkeley, a rotatividade dos trabalhadores caiu em 60% entre os empregadores no aeroporto, o que deu aumentos salariais médios de 10% ou mais, que caiu em 34% em todas as empresas no aeroporto entrevistados para o relatório. A diminuição global do volume de negócios salva empregadores 6,6 milhões dólares anualmente e melhorou o desempenho geral do trabalho.
Além de Los Angeles e St. Louis International, outros aeroportos adotaram ordenanças salariais de vida semelhantes ao do SFO. Trabalhadores Aeroporto Internacional de San Jose tornar um salário mínimo de 14,71 dólares, os trabalhadores no aeroporto de Syracuse são pagos $ 14,68, os funcionários no aeroporto de Miami ganhar $ 13,82, e em Oakland International, a taxa horária é de R $ 13,75.
Apesar de viver esforços salariais, como a iniciativa SeaTac - que está prestes a se tornar política oficial em 1 de Janeiro, a não ser uma ação movida pela Alaska Airlines pára-lo - os baixos salários em centros de viagem do país ainda é prevalente. De 2002 a 2012, o percentual de empregos bagagem porteiro que foram terceirizados triplicou de 25% para 84%, eo mesmo percentual (84%) de veículos e equipamentos de limpeza empregos são contratados através de empresas de fora, acima dos 40%. A terceirização de empregos corroeu os salários, de acordo com um relatório de outubro de 2013 pelo Centro de UC Berkeley para a Pesquisa Trabalho e Educação e Simon Fraser University, que foi financiado pela União Internacional dos Empregados do Serviço. Os salários reais médios de um porteiro de bagagem, por exemplo, caiu 45% nos últimos dez anos, a partir do equivalente a mais de 19 dólares por hora para 10,59 dólares em 2012 dólares.
Na semana passada, John Martin, diretor do SFO, escreveu um artigo de opinião no New York Times apoiar o aumento do salário SeaTac dado o sucesso do programa semelhante seu aeroporto adotada há 13 anos. "A segurança do aeroporto não é bem servida quando os funcionários exaustos tem que trabalhar em dois empregos só para fazer face às despesas", escreveu ele. "Taxa de sucesso do programa [at SFO] pode ser medido pelo extraordinariamente elevada taxa de retenção de nossos funcionários. Um salário significa uma chance de lutar."
  1. Salário mínimo - Guia Trabalhista

    www.guiatrabalhista.com.br/guia/salario_minimo.htm
    +15 itens - TABELA DOS VALORES NOMINAIS DO SALÁRIO MÍNIMO  ...
    VIGÊNCIA
    VALOR MENSAL
    VALOR DIÁRIO
    VALOR HORA
    01.01.2013.
    R$ 678,00.
    R$ 22,60.
    R$ 3,08
    01.01.2012.
    R$ 622,00.
    R$ 20,73.
    R$ 2,83

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