O jogo de xadrez mais esperado em mais de uma década começa na próxima semana.
Em 09 de novembro, em Chennai, Índia, arrivista norueguês xadrez prodígio Magnus Carlsen tentará se tornar o campeão do mundo por enfrentando Viswanathan Anand, ao longo de 12 jogos.

Carlsen recebe toda a atenção, porque ele é apenas 22 anos e ainda faz a modelagem, mas Anand é um dos maiores de todos os tempos, e é o atual campeão.
James Crabtree a FT tem um grande perfil de Anand, eo que ele está fazendo em preparação para o grande jogo. Além da prática rigorosa (ele diz que faz o treinamento mais intenso em um dia do que ele fez durante toda a sua formação para um campeonato mundial contra Kasparov em 1995), há também uma rotina de aptidão física regular (corrida, natação, etc.)
Particularmente fascinante é a forma como Anand descreve o impacto dos computadores no xadrez humano contra humano.
Graças aos computadores poderosos, um jogador pode ter uma visão incrível para os pontos fracos e fortes de uma determinada estratégia de abertura. Assim, para combater isso, o jogador deve ter um repertório variado de abertura, e não confiar demais em qualquer linha, para que o adversário se tornam muito bem informados sobre as posições possíveis.
Ele descreve o processo de preparação como semelhante a planejar uma emboscada em uma floresta gigante. O terreno é muito grande para compreender em sua totalidade, diz ele. "Mas há áreas que você vai saber melhor do que o seu adversário", e é aí que você se prepara para atacar, ajudou na sua preparação com a mudança mais importante para varrer através do jogo de xadrez em décadas: computadores. "A forma como as pessoas jogam xadrez hoje em dia, que é a de manter a mudar suas aberturas, sendo muito mais oportunista - Eu acho que é um resultado direto de computadores. Até mesmo a maneira como as pessoas jogar torneios - tudo mudou ".
Principais concorrentes que já contavam com estilos particulares de jogo são agora obrigados a misturar as suas estratégias, por medo de que os motores de análise poderosas será usado para revelar fraquezas fatais em aberturas favorecidas. O resultado é, de certa forma fez xadrez mais defensiva, aumentando os riscos de ousadia, gambits aventureiros. Mas, em jogos do campeonato, onde os empates são comuns e o resultado final é susceptível de ser decidido por apenas um punhado de vitórias, as abordagens inesperadas tornam-se ainda mais valorizada. "Qualquer coisa incomum que você pode produzir tem quadruplicar, quintuplicar o valor, precisamente porque o seu adversário é susceptível de fazer as coisas previsíveis, que está em um computador", diz Anand.
Xadrez de computador incentiva uma variação de estratégias, e incentiva as abordagens que são incomuns.
Deve ser um jogo fascinante!
Nenhum comentário:
Postar um comentário