Mas o que acontece através dos olhos de uma pessoa sem-teto?
Uma tendência crescente na Europa, bem como no distrito de São Francisco Tenderloin infame, é city tours conduzidos por um guia de desabrigados. Os passeios são comercializados como uma alternativa barata para os visitantes que querem ver um lado diferente de capitais bem conhecidas do mundo.
The Guardian foi um dos primeiros a informar sobre passeios sem-teto de volta em 2010 , especificamente Londres Tours invisível. Tours invisíveis surgiu de uma rede de voluntários chamado Sock Mob que iria distribuir meias e alimentos para população de rua de Londres. Ele começou a treinar alguns dos sem-teto da cidade para dar passeios dos lugares que viveram. Da £ 7 -. £ 10 por pessoa tarifa, o guia mantém a maioria do dinheiro, apesar de alguns é reinvestido em Sock Mob para a formação de voluntários futuro
Reuters acompanhou a tendência de crescimento em Praga , relatando no mês passado que, de agosto a dezembro de 2012, 430 pessoas pagaram cerca de US $ 10 para visitar os locais onde a população sem-teto da cidade Checa viveu. Metade dos recursos foi para o guia de desabrigados, eo resto a uma agência de estudante-run chamado Pragulic que reúne os passeios.
Como outros passeios pela cidade tradicional, os visitantes podem se registrar para passeios desabrigados on-line: Tour San Francisco Walking Sem-Abrigo é no site Vayable ; uma visita desabrigados na Holanda simplesmente chamado de "Andar com um sem-teto em Amsterdã" é disponível através de Eventos Mokum , e você podem inscrever-se para reservar bilhetes para visitas Unseen em Londresem seu site também.
Faktum Hotéis Suécia Homeless
Localização 1 no site do Faktum.
Tours não são a novidade desabrigados centrada apenas apelando aos turistas nos dias de hoje. Há agora um site onde uma variedade de sem-teto do acampamento "hotéis" estão disponíveis para livro em Gotemburgo, Suécia.
Pela primeira vez por PSFK , o objetivo do site é aumentar a consciência para onde a maioria dos sem-teto da cidade tem que procurar abrigo à noite. O dinheiro arrecadado, seja por doação ou daqueles que optam por ficar nos campos, vai para o Faktum revista rua que escreve sobre-e emprega - população de rua de Gotemburgo.
Quer se trate de um hotel de desabrigados ou passeio, a idéia não é apenas para levantar o dinheiro, mas para focar o lado mais sombrio da cultura da cidade. Tours Invisíveis de Londres, por exemplo, menciona o "Winchester Gansos," prostitutas medievais de Londres que foram aproveitados por Bispos da cidade e enterrado no cemitério Ossos Cruz reservados para "o proscrito morto." Guias de Praga turísticos falar abertamente sobre como é difícil tornar-se empregado como um morador de rua e do crime e doença pode-se testemunhar, enquanto guias de São Francisco levam os visitantes através de abrigos e cozinhas para um olhar em profundidade a viver na rua.
Mas os passeios tirar proveito de uma população vulnerável?
Em uma lista que vimos, o guia foi descrito como mais de uma raridade cultural do que um ser humano. Desde o anúncio de Amesterdão em Mokum :
Dê um passeio com esta pessoa muito interessante e experimentar o que é viver nas ruas, a depender da generosidade de outras pessoas, comer o que você e eu acho que para não ser saudável mais e dormir no Exército da Salvação ou na pior das hipóteses , para dormir em uma caixa de papelão ao ar livre!
O site continua a prometer que o guia sem-teto não é infeliz, e "irá dizer-lhe com prazer a sua história e as aventuras de seus amigos à deriva."
São Francisco de turismo Homeless
Ainda a partir de um vídeo de turismo de San Francisco Sem-Abrigo.
Linguagem à parte, a idéia de fazer um passeio de estas comunidades sem-teto ainda é duvidosa. Quando feito sem pensar em tratar os sem-teto como seres humanos e não simplesmente objetos a ser assistido, os passeios são na melhor das hipóteses, e na pior problemática extremamente explorador.
Mas quando bem feito - onde o objetivo é ver a cidade através dos olhos e experiências dos sem-teto, e não simplesmente para ver os moradores de rua como uma atração cultural - os passeios podem ser construtiva. Eles são uma oportunidade de dar voz a uma cultura em grande parte sem voz, e mostrar o que a vida pode ser para a comunidade socialmente invisível. Para os guias, sendo capaz de contar a sua própria história também pode fornecer um senso de propriedade sobre suas vidas, e uma oportunidade para a discussão franca.
Como Badalec, um guia turístico de Praga, disse à Reuters : "Eu estou tentando fazer o melhor que posso Eu não roubo, eu não enganar as pessoas, eu não abusar benefícios previdenciários Os passeios são grandes... Eles são uma chance para eu me explicar melhor. " Que é tudo o que qualquer um de nós realmente quer.